0

O que é performance tuning?

0 Flares 0 Flares ×

Tuning é um termo que desperta um interesse cada vez maior nos profissionais de TI, devido alguns fatos relevantes, como: Aumento do Legado, Aumento no acesso de usuário e Aumento na quantidade de dados e entre outros.

Em TI, Tuning refere-se basicamente ao conceito de propor e aplicar mudanças visando otimizar o desempenho. O ajuste de desempenho é a otimização propriamente dita das configurações da máquina para um tipo específico de workload. No entanto, os processos que não estejam em conformidade com o mesmo, podem ser prejudicados por essas configurações. Um exemplo que li quando estava estudando sobre o assunto que descreve bem este cenário. É que, ao alocar mais memoria para buffer de rede, poderá aumentar o rendimento do sistema para a rede, mas o sistema passará a ter menos recurso para outras tarefas, e um sistema com pouco memoria disponível pode levar ao aumento de paginação e swap, o que vai aumentar a quantidade de IOps e processamento. Perceba que no exemplo, melhoramos um lado mas pioramos o outro. Lógico que, se o beneficio for atingido com uma melhora na rede e o sistema em paginação for aceitável temporariamente, ok.

Mas como propor uma mudança ou ajustes sejam mais benéficos do que prejudiciais. Infelizmente não existe uma receita de bolo, mas sim de muito trabalho, investigação e analise. Uma ideia que é sempre bem vinda e a solicitar ao cliente para descrever o objetivo camada de negócios, isso poderá ajudar a definir uma ideia para otimizar o ambiente. Outra forma, mas ainda sim, em paralelo com as informações sobre a aplicação, é seguir alguns passos no qual irá ajudar a tomar uma decisão sobre qual ajuste se adapta para obter uma melhora na performance e ou mitigar um problema e ai, é mão na massa mesmo, são:

– Ter acesso a uma massa de dados ( ferramenta como o sar poderá ajudar).
– Analisar e elaborar um diagnostico.
– Propor ajuste e mudança para otimizar o ambiente conforme o diagnostico elaborado.
– E o mais importante, ter o entendimento do real problema para definir o tipo e aonde deverá ser aplicado os ajustes.

Vale lembrar, que em ambiente legado, uma simples falta de atualização ou resize do ambiente, poderá levar a uma degradação. Concordo com a expressão “em time que esta ganhando não se mexe” mas manter o ambiente atualizado, pode evitar maiores surpresas e um simples bug não corrigido poderá tornar se em um transtorno maior no dia a dia.

Jonatas Lopes

Sempre aprendendo coisas novas e passando o conhecimento adiante !!!

Dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato.